O advento dos implantes dentários veio abrir um novo campo nesta área da medicina, permitindo o alargamento dos horizontes no que diz respeito à reabilitação do edentulismo (a falta de peças dentárias em boca). Com taxas de sucesso que rondam os 98%, os implantes dentários permitem reabilitar a função mastigatória e estética que se encontra severamente comprometida nos pacientes desdentados.
Tratam-se de peças protéticas confeccionadas em materiais biocompatíveis (titânio ou zircónio) que funcionam como raízes artificiais. Sobre estas são colocadas as "coroas", correspondentes à parte do dente que é visível em boca.
Os implantes estão indicados em adultos de todas as idades, sendo a sua colocação, em geral, um procedimento bastante simples.
A maior limitação à colocação destes elementos protéticos prende-se com a falta de osso. De facto, para a colocação de implantes é necessário existir osso suficiente para ancorar estas "raízes metálicas". Quanto mais tempo decorre após a extracção de um dente, maior a probabilidade de haver uma grande reabsorção óssea, comprometendo a colocação dos implantes. Decorre daqui a importância de minimizar o tempo entre a perda dentária e a reabilitação com implantes.
Os implantes permitem substituir um dente ausente ou, através da colocação de múltiplos implantes, suportar uma ponte aparafusada ou cimentada, substituindo assim, um conjunto de dentes. Podem também suportar próteses totais, estabilizando-as e tornando-as seguras durante a fala e mastigação.
Médico responsável pela área de Implantologia e Reabilitação Oral na XL Smile clínica dentária: Dr. Pedro Morais