Sabia que é possível acompanhar o crescimento dos maxilares para evitar problemas de falta de espaço nos dentes definitivos... Como? Quando?
Desde tenra idade e com um acompanhamento especializado! Por isso, recomenda-se uma consulta no ortopedista a partir dos 3/4 anos. Os sinais de que os maxilares e músculos faciais não se estão a desenvolver correctamente podem ser detectados muito cedo. E....sabia que tudo pode começar na amamentação e no primeiro ano de vida? Se está grávida, esta é a melhor altura para esclarecer todas as suas dúvidas e perceber quais os factores que irão influenciar o crescimento dos maxilares do seu pequenino...
A Ortopedia Funcional dos Maxilares bem como a Ortodontia Interceptiva são áreas da Medicina Dentária que, em complemento com a Odontopediatria,Terapia da fala e Otorrinolaringologia, tratam os nossos pequeninos em idade precoce (durante a dentição de leite, chamada dentição decídua). Evitam assim problemas funcionais na mastigação, deglutição, fonação, respiração e até posturais, permitindo um crescimento dos maxilares harmonioso e sem assimetrias. O objectivo principal é o de dar condições à criança para um crescimento maxilo-facial equilibrado e saudável. Portanto, não se trata apenas de dentes mal posicionados, trata-se essencialmente de função e de crescimento facial saudável!
Trata-se de RESPIRAR BEM, MASTIGAR BEM, DEGLUTIR BEM... Trata-se de CRESCER BEM!
Porque quanto mais cedo for corrigido o problema, mais fácil será a correcção na idade adolescente, caso ainda seja necessária... Caminhamos a seu lado!
Médica responsável pela área de Ortopedia Funcional dos Maxilares, Crescimento facial, Ortodontia e Odontopediatria: Dra. Helena Madeira.